Secretaria-Geral da Presidência da República
A Secretaria-Geral da Presidência da República é um serviço de apoio técnico, administrativo, informativo e documental da Presidência da República.
São atribuições da Secretaria-Geral, entre outras, as seguintes: 

a) Assegurar os procedimentos administrativos e financeiros adequados à organização e funcionamento da Presidência da República e executar as deliberações do conselho administrativo;
 
b) Assegurar a gestão dos recursos humanos, financeiros e patrimoniais da Presidência da República; 

c) Administrar e promover a conservação dos imóveis afetos à Presidência da República sem prejuízo das atribuições de outros serviços; 

d) Assegurar a gestão do parque automóvel; 

e) Organizar solenidades, cerimónias e receções do Presidente da República, sem prejuízo das atribuições dos serviços do Protocolo do Estado; 

f) Proceder a estudos, definir, coordenar e realizar ações em ordem à execução sistemática de métodos e técnicas de aperfeiçoamento organizacional e de modernização e racionalização administrativa; 

g) Promover a aplicação das providências de ordem geral tendentes à modernização da Administração; 

h) Assegurar a administração e a gestão do sistema informático da Presidência da República, promovendo a respetiva expansão pelos seus órgãos e serviços; 

i) Assegurar no âmbito dos serviços e estruturas existentes na Presidência da República a recolha, o tratamento, a análise e difusão da informação; 

j) Prestar apoio ao Presidente da República eleito, nos termos do artigo 26.o da Lei n.o 7/96, de 29 de Fevereiro. 

O Secretário-Geral da Presidência da República

O secretário-geral é nomeado pelo Presidente da República e é equiparado, para todos os efeitos, a diretor-geral e dirige e coordena a Secretaria-Geral da Presidência da República.

O secretário-geral é também, por inerência, o secretário-geral das Ordens Honoríficas Portuguesas.

A Secretaria-Geral compreende os seguintes serviços:

a) Direção de Serviços Administrativos e Financeiros;

b) Direção de Serviços de Apoio e Relações Públicas;

c) Direção de Serviços de Documentação e Arquivo;

d) Direção de Serviços de Informática;

e) Museu da Presidência da República.


A Secretaria-Geral da Presidência da República é parceira nacional do Grupo de Trabalho MODI-FY (com instituições da Áustria, Itália, Reino Unido, Eslováquia, Bélgica, Hungria), para a elaboração de conteúdos técnicos e científicos para cursos e futura certificação de Gestores de Património.
 
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